Colégio Tema Novo

Como abordar assuntos como racismo e diversidade com as crianças

Aos 6 anos, as crianças já sabem reconhecer situações de injustiça e discriminação. Uma pesquisa feita pela ONG americana Sesame Workshop mostrou que, a partir dessa idade, 89% dos pequenos concordam que as pessoas recebem tratamentos diferentes, dependendo da cor de sua pele.

Apesar disso, a conversa com as crianças sobre racismo e diversidade demora um pouco mais para acontecer. Dos 147 pais e mães entrevistados, 96% disseram que só têm esse papo quando os filhos completam 8 anos. E ainda assim, muitas vezes, ele é estimulado por algum evento e só acontece depois que a criança presencia ou vivencia uma situação de discriminação (37%) ou quando pergunta sobre o assunto (23%).

COMEÇO DE CONVERSA

Como abordar assuntos como racismo e diversidade com as crianças

- Espere que elas façam as perguntas e deem o tom da discussão. Você pode (e deve) tirar todas as dúvidas, quando elas aparecerem.

- Traga referências mais diversas para a rotina do seu filho. Histórias, livros, músicas e desenhos podem ser bons aliados nesse processo.

- Invista um tempo em conversas genéricas sobre preconceito. Notícias do jornal, por exemplo, podem ser boas oportunidades para tratar o tema.

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021