Colégio Tema Novo

Desenho na Educação Infantil: Qual sua importância? 

O desenho é essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida, é uma forma de comunicação. É por onde a criança expressa seus sentimentos, suas idéias e suas vontades, sobretudo quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita.

  Quando a criança desenha, ela cria pontes entre seu mundo imaginário e o que é real, externando as suas visões de mundo. Por meio do desenho é possível perceber, por exemplo, se a criança é tímida, se ela tem autoconfiança e também quais os interesses dela.

   Na escola o desenho não deve ser desvalorizado e nem tão pouco limitado. É necessário que ele seja visto como um recurso muito importante, especialmente na Educação Infantil, onde deve ser uma atividade sempre presente, afinal, muitas crianças desenham para demonstrar o que estão sentindo.

Ter o espaço do desenho como atividade é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, além de desenvolver o senso de observação, percebendo a variedade de cores, formas e texturas. 

Os desenhos ajudam as crianças a se desenvolverem de diversas maneiras, entre elas:

   Desenvolvimento socioemocional
O desenho permite que a criança se expresse, aprimorando o controle das emoções e revelando também uma função terapêutica, pois ao estimular atividades artísticas, as crianças tendem a se afastarem de sentimentos de apatia e tristeza, se distanciando de quadros de ansiedade e até mesmo depressão. 

Por meio do desenho a criança retrata suas experiências na busca da própria identidade, sendo uma forma de expressar o seu dia a dia. Quando a criança desenha, trabalha com a linguagem, conhecimento e imaginação, e isso ajuda na formação da sua subjetividade, além de ser possível identificar como a criança percebe o contexto social e histórico, a qual está inserida.

Desenvolvimento motor e artístico
Enquanto a criança desenha, ela desenvolve diversas habilidades. O ato de controlar um lápis ou o giz de cera num movimento de pinça, desenvolve a coordenação motora. Isso acontece a partir dos 3 anos, quando a criança sai do desenho de garatujas para desenhos com mais sentido.

   Incentivar a prática de desenhos para crianças com habilidade motora reduzida pode ajudá-las a evoluir dentro de suas limitações. 

   Além disso, nas atividades com desenhos a criança também desenvolve a criatividade, deixando livre a imaginação. 

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021