Colégio Tema Novo

Tchau fraldinha!

O desfralde nem sempre é uma tarefa fácil, requer muita paciência e compreensão por parte dos responsáveis. A fase mais adequada é entre 18 e 24 meses de vida, pois neste período a criança começa a ter controle sobre os esfíncteres (fase do controle do intestino e da bexiga), porém os pequenos precisam estar preparados psicológica e fisiologicamente.

 

            O desfralde é um processo de construção, portanto, não podemos esperar que a criança já peça para ir ao banheiro ou não faça mais as necessidades fisiológicas na roupa, inclusive este processo deve ser iniciado pelos pais, para então ser complementado na escola. Nesta fase alguns indícios nos levam a identificar esse momento, como: acordar com a fralda seca, apresenta controle da coordenação motora, compreende quando está sendo interrogado por um adulto, se incomoda ou avisa que fez xixi ou cocô. Este processo deve acontecer de uma forma mais natural possível, uma forma que costuma dar certo é envolver o lúdico, convidando a criança a “dar tchau para o xixi”, fazer a força dos super-heróis ou colocar a bonequinha no peniquinho.

 

Passando pelo processo: a princípio, o ideal é envolver a criança de forma lúdica, deixando parecer uma brincadeira inclusive alguns livros infantis podem contribuir nesse processo como o livro “O que tem dentro da sua fraldinha?”, do autor Guido Van Genechten, que, além de ser bem ilustrado e interativo, conta com a história de um ratinho que está passando pela mesma fase do desfralde.

 

Como lidar com o ‘não’: mesmo com tanta novidade, podemos nos defrontar com o “não quero”, ou até a roupa molhada de xixi, mesmo a criança já tendo feito algumas vezes no vaso ou penico. Nesses casos, devemos observar o relógio biológico, ou seja, de quanto em quanto tempo essa criança faz suas necessidades, daí devemos apenas pegar na mão e leva-la explicando o quanto é importante que isso seja feito.

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021