Colégio Tema Novo

Como estimular a criatividade nas crianças

            O ritmo acelerado do dia a dia não afeta apenas os adultos. Desde pequenas, as crianças sofrem com o aumento da jornada escolar e com atividades complementares, que são impostas pelos pais, na tentativa de solucionar as incompatibilidades de horários, cada vez mais frequente entre as famílias.

 

            Listamos abaixo algumas alternativas que podem desenvolver não apenas a criatividade das crianças, como também promover seu desenvolvimento físico e intelectual:

 

·         Para satisfazer a necessidade que seu filho tem de ser criativo e de se expressar livremente, ofereça atividades baseadas em seus interesses e ideias. Aprenda a escutar atentamente ao que ele diz.

 

·         Tente não julgar, avaliar ou comparar as expressões criativas de seus filhos.

 

·         Tente fazer com que a criança sempre se coloque na posição dos outros (amigos, irmãos, avós) e perceba que há múltiplas formas de enfrentar o problema.

·         Permita que cometa erros. Só assim a criança absorverá novos aprendizados. Os grandes descobrimentos e avanços tecnológicos ocorreram a partir de muitas tentativas e erros anteriores, porque as pessoas criativas se atreveram a fazê-lo.

 

·         Conecte-se com sua própria criatividade. Se nós não nos atrevermos a fantasiar, a nos movimentar, a utilizar nossas aptidões lúdicas, não poderemos transmitir a elas o prazer de criar. Desinibir-se não é fácil, mas vale a pena. Os resultados contam mais que o esforço.

 

·         É importante que as crianças tenham liberdade para expressar suas fantasias livremente, para que depois possam compará-las com a realidade. Elas devem aprender que há um tempo certo para cada coisa e que ambas são boas.

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021