Colégio Tema Novo

Como estudar para uma prova

Primeiro, o estudo deve ser diário. Se você deixou para estudar todo o conteúdo um dia antes da prova, terá problemas!

 

            Pensando em um ritmo de estudo diário, você pode dividir suas tarefas e haverá tempo para tudo em seu dia: estudar, usar a internet, ver TV, exercitar-se etc.

            Se você estuda no período da manhã, o melhor a fazer ao chegar da escola, é tomar um banho, alimentar-se, descansar entre 15 e 30 minutos e organizar seu ambiente para começar a estudar.

            Separe um tempo ou uma tarefa para realizar naquele dia. Pode ser a pesquisa para um trabalho, uma lista de exercícios ou então a preparação de um resumo, como estudo prévio para a prova.

 

Mude o ambiente

- Procure um ambiente tranquilo e organizado para estudar. Não adianta começar a estudar e a cada 5 minutos sair para buscar um papel ou uma caneta. Comece organizando seu espaço e concentre-se no que irá fazer, uma boa dica é

definir a quantidade de exercícios ou de páginas que estudará naquele período. Para isso dar certo, precisamos estudar todos os dias, assim o conteúdo e a tarefa não se acumulam.

 

Defina assuntos

- Se estiver realizando uma lista de exercícios de matemática, procure termina-la antes de partir para uma próxima tarefa. Só mude se você estiver cansado e, neste caso, levante-se, se espreguice, beba água e só então volte à atividade. Se mesmo assim você chegou a uma encruzilhada, procure trocar a atividade por uma mais leve (leia um livro ou faça uma pesquisa para aquele trabalho).

 

Dê um tempo

- Procure desligar-se de redes sociais e deixe fechada a caixa de e-mails enquanto realiza uma atividade. É mais produtivo e menos estressante terminar a atividade proposta para, então, depois conversar com seus amigos e saber das notícias.

 

Force a memória

- Tente se lembrar do conteúdo sem consulta. Recuperar uma ideia é diferente de tirar um livro da estante. Lembrar altera a forma como a informação será arquivada, tornando-a mais acessível e relevante quando precisar dela novamente.

 

De mal a melhor

- A ordem das matérias deve ser da mais difícil para a mais fácil ou da menos familiar para a mais conhecida. O resultado é que a sessão de estudo vai se tornando menos chata conforme progride, prevenindo desistências.

 

Lazer incluído

- Estudar pensando em diversão é tão ruim quanto não estudar. Inclua no seu planejamento prêmios por dever cumprido: se você seguir sua programação, pode se dar ao luxo de uma sessão de cinema.

 

Fonte: Superinteressante Abril

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021