Colégio Tema Novo

Seu filho pede opinião para tudo?

 

Veja como ajuda-lo a ser mais independente

 

            O primeiro passo para entender o que está por trás de um comportamento tão inseguro é fazer uma análise crítica dos próprios pais: eles não toleram erros (deles mesmos ou do filho)? A escola é muito rígida e cobra um alto desempenho? As causas mais comuns para a baixa autoestima na faixa etária de 7 a 8 anos são comparações negativas com outras crianças, pais que não são afetuosos, bullying e supervalorização da aparência. A seguir, separamos algumas atitudes simples a serem adotadas pelos pais, e que podem ajudar a criança a desenvolver autonomia:

 

·         Peçam a ajuda da criança para questões do dia a dia na casa, alegando que vocês estão em dúvida. Que tal pedir a opinião dela sobre onde pendurar o quadro ou colocar um vaso novo?

 

·         Se ela está em dúvida entre duas roupas, experimente fazer uma análise leve: “Essa é mais alegre, essa é mais séria. Como você está se sentindo hoje?” Diga que as duas são lindas e que ela pode escolher uma em um dia e outra no dia seguinte. Assim, a criança percebe que a escolha é dela, mas que os pais ficarão igualmente felizes, independentemente de qual ela usar.

 

·         “Que desenhos faço agora?” Nesse caso, podem dizer que o mais importante é se divertir com a atividade. Tirar o peso da escolha de coisas simples do cotidiano aliviará a angústia.

 

·         Há decisões que podem ser tomadas apenas pelos adultos, como a hora de dormir e de estudar. Elas não devem ser repassadas à criança sob o risco de deixa-la mais insegura. O excesso de alternativas também deve ser evitado para que ela não se sinta confusa.

 

No geral, esse comportamento pode ser consequência de uma das fases do desenvolvimento que, como as outras, passará. Mas se “a pulga atrás da orelha” persistir e a indecisão estiver causando sofrimento à criança, é necessário buscar ajuda e orientação de um psicólogo.

 

Fonte: educarparacrescer.abril.com.br

 

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021