Colégio Tema Novo

Atividades sensoriais que divertem e estimulam o desenvolvimento do bebê.

 

Atividades sensoriais que divertem e estimulam o desenvolvimento do bebê

 

            Sempre escutamos ou mesmo falamos: “No meu tempo eu brincava descalço na rua”, “Adorava tomar banho de mangueira”... Antigamente, a criança tinha mais oportunidade de movimento. Hoje, seu espaço é limitado, geralmente de concreto e pobre de estímulo sensorial.

 

            Entre 0 e 2 anos de idade, a criança vive o chamado período sensório-motor, e é por meio dos sentidos que interpreta e conhece tudo o que acontece ao seu redor. A informação captada pelos sentidos é a força motriz para o movimento. É o cheiro, o som, a cor e todas as percepções que os sentidos trazem para o cérebro que instigam a criança a pegar, explorar, analisar, comparar... Com isso, ela vai criando novas sinapses, forma conceitos e começa a construir a base do pensamento lógico e abstrato. Além disto, estes estímulos sensoriais ajudam o bebê na construção da sua noção de corpo e identidade. Desta forma, permitir que a criança tenha acesso a estímulos sensoriais variados é importantíssimo para o seu desenvolvimento.

 

            Mas, como fazer essa estimulação sensorial que tanto tem se falado? Por meio de todo tipo de brincadeira ou atividade que instiga os sentidos do bebê.

 

            Brincadeira ao ar livre é uma fonte natural de estímulos sensoriais. Mas, nem sempre é possível colocar na logística do dia a dia passeios em parques, praças... Por isso, selecionamos algumas atividades para instigar seu pequeno nessa descoberta:

 

·         Deixe a criança conhecer frutas e legumes inteiros! Explore a casca, as sementes, o cheiro, a cor e a textura de cada um.

·         Cante e dance! Ofereça instrumentos musicais ou mesmo monte uma “bateria” com panelas e colheres de pau.

·         Construa uma cabana com lençol e use uma lanterna para iluminar! Leiam um livro juntos ou brinquem com sombra!

·         Balance! Pode ser em um balanço, na rede ou mesmo um lençol segurado pelos pais.

·         No banho, coloque um pouco a mais de xampu, agite a água e brinque com a espuma produzida!

 

Apresente a novidade aos poucos e deixe a criança tomar a iniciativa para explorar. Você vai adorar o encantamento do seu filho frente às novas descobertas!

 

Fonte: www.macetesdemae.com

Por Nadja Azevedo, Fisioterapeuta e Psicomotricista da equipe PAEDI

 

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021