Colégio Tema Novo

Como tirar meu filho do sedentarismo?

            Crianças e adolescentes de 0 a 19 anos devem praticar atividades físicas diariamente e passar o menor tempo possível em frente a telas de tablets, computadores ou televisão. A recomendação está no guia lançado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com orientações para combater problemas de saúde decorrentes do sedentarismo.

            “A obesidade infantil é um problema mundial. Jovens acima do peso apresentam maiores probabilidades de desenvolverem doenças como hipertensão, diabetes e depressão, além de alterações ortopédicas e articulares, por exemplo”, afirma Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP.

            O manual da SBP traz informações sistematizadas sobre as atividades mais adequadas para cada faixa etária entre 0 e 19 anos, considerando as etapas de crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo. Para começo de conversa, é recomendado que as crianças e adolescentes sejam fisicamente ativos todos os dias.

            “Entre 5 e 7 anos, pode ser natação, judô ou o que achar mais interessante. Só tem que haver boa orientação e prazer. Não adianta levar a criança chorando”, recomenda Ricardo Barros, pediatra e coordenador do grupo de trabalho que elaborou o guia.

            Já os bebês devem ser estimulados a se movimentarem várias vezes ao dia, seja engatinhando, buscado objetos ou movendo os membros do corpo, sob supervisão e estímulo dos pais. E até os dois anos de idade não podem ser expostos a tablets ou outros tipos de tela eletrônica, como celulares e televisão.

            As crianças de 3 a 5 anos devem se exercitar por 3 horas ao longo do dia. Brincadeiras ao ar livre também valem! A partir dessa faixa etária, já podem começar a nadar, dançar, praticar lutas ou esportes coletivos.

            Entre 6 e 19 anos, o ideal é suar a camisa por pelo menos uma hora por dia. Atividades que estimulem a flexibilidade e o desenvolvimento de músculos e ossos, como a musculação, podem ser feitas pelo menos três vezes na semana, se agradarem ao gosto e tiverem acompanhamento profissional.

O guia está disponível no site da SBP: www.sbp.com.br

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021