Colégio Tema Novo

Criatividade na infância: um processo natural e necessário

            Albert Einstein já dizia que a criatividade é a inteligência se divertindo. Mas, possuir essa habilidade engloba muitas outras questões. Nos desafios do dia a dia, a criatividade é necessária para atuar nas soluções. Por isso, o ideal é fortalecer o pensamento criativo na criança desde os seus primeiros anos de vida.

            “Sempre recomendo que as pessoas pensem sobre algo que precisa ser resolvido como um labirinto. Há uma entrada para ele, mas muitos caminhos diferentes para a solução. Somente as pessoas que estão dispostas a “brincar” e arriscar a bater em um beco sem saída, em vez de tomar o caminho direto e seguro, provavelmente chegarão a uma solução criativa”, defende a professora de Psicologia e pesquisadora de Criatividade Beth Hennessey, da WellesleyCollege, em Massachusetts (EUA).

            As crianças tendem a ser mais criativas, afinal, no mundo delas tudo é muito mais desafiador e essa capacidade de dominar as diversas situações e equilibrar os desejos ainda na infância é algo que continuará até a vida adulta. Quando a escola auxilia nesse processo é ainda mais benéfico, porque a liberdade para aprender de acordo com as necessidades pessoais, com respeito à linha de raciocínio, às brincadeiras e aos momentos livres para praticar as atividades que mais se gosta, é essencial para uma completa desenvoltura da inteligência criativa.

            Por isso, é fundamental que os processos criativos das crianças sejam respeitados e incentivados para que ela possa se expressar e crescer com a máxima amplitude possível de suas capacidades, se tornando, não somente, a protagonista de sua própria história e aprendizado, mas também um agente atuante na sociedade com ideias inovadoras e enriquecedoras.

Fonte: www.revistacrescer.globo.com

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021