Colégio Tema Novo

5 maneiras de ensinar a criança a ter mais paciência

A impaciência também atrapalha a vida dos pequenos. Mas você pode cortar esse mal pela raiz, veja como!

 

1)    Não deixe seu filho te interromper

Você tem que ensinar o pequeno a ter paciência, assim como ensina o alfabeto ou a andar de bicicleta. Se, por acaso ele te interromper, diga “Estou no meio de uma conversa, já falo com você.”

2)    Evite falar sobre as datas especiais

“O Natal está chegando”, “Calma, logo vamos comemorar seu aniversário”... Se seu filho é muito impaciente, o ideal é não anunciar o que vai acontecer com muita antecedência.

3)    Fuja das pequenas mentiras

No carro, seu filho pergunta a cada minuto se falta muito para chegar? Seja honesto. Não diga: “já estamos chegando” se não for verdade. Especialistas concordam que, por mais inofensiva que pareça a mentira, isso irá aumentar a ansiedade da criança.

4)    Demore mais para responder

Toda vez que seu filho chama, você para tudo o que está fazendo para atende-lo naquele momento? Evite fazer isso! Demore um pouquinho para atender o desejo dele. Toda criança “testa” os pais para ver até onde pode ir. Se você não impõe limites, ela se sente dona da situação e pode, com o tempo, apelar para a chantagem emocional. Diga com delicadeza que você não pode, por exemplo, parar de cozinhar para sentar e brincar. Mostre, gentilmente, que o que você está fazendo também é importante.

5)    Dê o exemplo, seja paciente!

De que adianta pedir ao seu filho para esperar se você quer tudo pronto na hora? Reflita sobre isso!

 

Fonte: www.educarparacrescer.com.br

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021