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Dicas para montar uma marmita saudável

            Alimentar-se fora de casa não é uma missão das mais fáceis, principalmente quando queremos manter uma dieta eficaz, equilibrada e saudável. Para isso, o uso das tradicionais marmitas torna-se indispensável para o dia a dia de quem trabalha fora de casa.

            Além de práticas e econômicas, as marmitas podem ser grandes aliadas às qualidade de vida. Basta seguir algumas orientações e ajustar a uma alimentação saudável. A nutricionista Dafne Oliveira, especializada em nutrição funcional, apresenta as melhores maneiras para prepararmos uma marmita saudável.

1)    Recipiente: dê preferência aos potes de vidro, pois o plástico, ao ser aquecido, contamina os alimentos com substâncias como ftalatos e bisfenol que, além de serem cancerígenos, favorecem o acúmulo de gordura no nosso corpo.

2)    Divisão: a fim de montar uma refeição mais completa, divida sua marmita em 2 potes: um com salada crua e outra com o prato a ser aquecido. Dessa forma, você não deixa de ter sempre a saladinha como entrada.

3)    Composição da salada: “brinque” com as cores na hora de montar a salada. Capriche na quantidade de folhas e adicione legumes diferentes.

4)    Composição do prato quente: escolha um prato de carboidrato, uma proteína magra e legumes refogados como guarnição. A quantidade e tipos dependerão do objetivo e do corpo de cada um.

5)    Aquecimento: caso não haja micro-ondas disponível ou outro médio para aquecer sua refeição, prepare uma salada completa. Insira no pote da salada um carboidrato integral que seja gostoso de consumir frio, como o tabule de quinoa e uma proteína, como frango desfiado, atum ou sardinha.

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