Colégio Tema Novo

Quanta coisa eles aprendem

Identidade e autonomia

O bebê nasce em uma situação de total dependência e, pouco a pouco, necessita se tornar autônomo. “Enquanto adquirem condições para realizar ações, as crianças começam a saber as consequências de suas escolhas”. A autonomia e identidade se desenvolvem simultaneamente e, mesmo num ambiente coletivo, é preciso dar atenção individualizada à criança.

 

Leitura e escrita

É um adulto leitor que mostra à criança o significado da escrita que está nos livros. Ao escutar uma história, a turma entra na narrativa e compartilha as sensações dos pensamentos. “É hora de ampliar o repertório e dar maior organização ao pensamento”.

 

Linguagem oral e comunicação

Dentro deste eixo, são trabalhadas questões relativas aos meios de expressão. As crianças que vivem num ambiente rico de interações aprendem a demonstrar desejos, sentimentos e necessidades. O processo se inicia com gestos e balbucios e se intensifica nas situações coletivas. O mesmo ocorre com a escrita: para atribuir sentido a essa prática, os pequenos tem de tomar contato com ela.

 

Até os 3 anos

Quando o bebê se expressa com gritos ou gestos, ele tem uma intenção. “Mesmo os que tem pouco vocabulário ou que ainda não falam com desenvoltura estão participando da atividade comunitária de forma competente e correta”. Para que a linguagem oral se desenvolva, cabe ao professor e educador reconhecer a intenção comunicativa dos gestos e balbucios do bebê, respondendo a ele, e promover a intenção no grupo.

 

Após os 3 anos

No início da pré-escola, coloca-se um importante desafio em linguagem oral: não apenas falar, mas antecipar e planejar o que quer dizer. “Para que isso aconteça, ou seja, para que a oralidade seja usada cada vez mais e de melhor forma, é preciso trabalha-la diariamente com base em diferentes temas, contextos e interlocutores”.

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021