Colégio Tema Novo

Alimentos para uma boa visão

Quem nunca ouviu pelo menos uma vez na vida que certos alimentos fazem bem para a visão? Até nossas mães e avós, em algum momento da nossa infância, disseram que formiga fazia bem aos olhos? Com certeza, uma brincadeira inofensiva, mas que deixava a gente com a pulga atrás da orelha.

 

É certo que existem alimentos que auxiliam a visão, porém somente um alimento não fornecerá todos os nutrientes necessários para se ter uma boa visão. A alimentação equilibrada é importante, pois fornece todos os nutrientes, suprindo a necessidade de todo o organismo e não apenas de partes isoladas.

 

Do grupo de alimentos existentes, as vitaminas são as substâncias que tem papel principal no papel da melhora da visão, sobretudo a vitamina A. Uma das principais na função protetora da área ocular, a vitamina A ajuda a manter a lubrificação dos olhos. Também trabalha em conjunto com as vitaminas B, D e E, cálcio, fósforo e zinco, que estão distribuídos em uma variedade de alimentos, ajudando também no sistema imunológico. As fontes de vitamina A estão presentes em alimentos com pigmentação laranja, vermelha e amarelada, como cenoura, abóbora e tomate.

 

Outros alimentos também ajudam no bom funcionamento da visão, como o espinafre, rico em luteína, um excelente antioxidante para a saúde dos olhos, assim como as frutas cítricas e o morango, ricos em vitamina C, e os alimentos ricos em vitamina E, como as sementes oleaginosas e o azeite de oliva extravirgem.

 

Segundo um estudo na Universidade de Melbourne, na Austrália, foi comprovado que o consumo regular de alimentos ricos em Ômega 3, diminui o risco de degeneração macular (relacionado à idade), um problema que pode levar à cegueira. Além dos peixes, podemos encontrar o ômega 3 nas sementes oleaginosas (castanha-do-pará, nozes, amêndoas, etc), azeite de oliva extravirgem e linhaça.

 

Um alimento que pode ser considerado vilão é o açúcar, principalmente para os diabéticos. O açúcar em demasia é o principal alvo de lesões que, ao longo dos anos, podem desenvolver uma Retinopatia Diabética (lesões nas paredes dos vasos que nutrem a retina).

 

Portanto, uma alimentação equilibrada é a chave para o fornecimento dos nutrientes necessários para uma visão saudável.

 

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021