Colégio Tema Novo

Meningite não é uma simples inflamação

A meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

 

·         Meningite Viral

Causada por diversos tipos de vírus que podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados, é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Atinge, principalmente, as crianças, que passam a ter febre, dor de cabeça e um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas.

 

·         Meningite bacteriana

É a mais grave e deve ser tratada imediatamente. Causada por bactérias transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosas de ouvido, por exemplo. Os sintomas são: febre alta, mal-estar, vômitos, dor de cabeça forte e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Nos bebês, a moleira fica elevada.

 

·         Meningite fúngica

Apesar de ser a menos comum, pode levar ao quadro crônico da doença. Às vezes, seus efeitos podem ser similares aos da meningite bacteriana, por isso, inspira cuidados, mas não é contagiosa de pessoa para pessoa. Exige tratamento prolongado à base de antibióticos e quimioterápicos por via oral ou endovenosa.

 

·         Prevenção e vacinas

Algumas vacinas contra a meningite já fazem parte do Calendário Básico de Imunização. Cuidados com a higiene também são fundamentais na prevenção das meningites, como lavar as mãos com frequência, especialmente antes das refeições.

 

 

IMPORTANTE: Na presença de sinais que possam sugerir a doença, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência!

 

 

Fontes: http://drauziovarella.com.br/letras/m/meningite/ e http://www.minhavida.com.br/saude/temas/meningite

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021