Colégio Tema Novo

Influência da alimentašão na fala

Para a produção das palavras (articulação de fonemas), trabalhamos os mesmos órgãos e músculos que utilizamos na respiração, mastigação e deglutição.

 

Desde a amamentação, o bebê exercita, por meio da sucção, os músculos orofaciais (boca, língua, bochecha e lábios), propiciando o desenvolvimento do crânio facial.

 

De 6 a 8 meses de idade, a criança deve ter contato com alimentos mais pastosos e semissólidos para se preparar para a ingestão de alimentos mais consistentes (mais duros). Com 1 ano de idade (com os dentes molares decíduos), a criança já deve ser capaz de comer todos os alimentos que a família come.

 

A mastigação contribui com o crescimento da face, estimula a salivação e ajuda na digestão. Alimentos como iogurte, bisnaguinha, biscoitos e sucos exigem poucos exercícios de mastigação. Comer frutas em pedaços, legumes, verduras e carnes, sem tritura-los, requer mais força da musculatura e é importante para o desenvolvimento geral da criança.

 

Uma má alimentação ocasiona a falta de exercícios de mastigação, respiração e deglutição, resultando em flacidez muscular nos lábios e na língua. Com alteração nessas musculaturas, a criança não consegue produzir os fonemas corretamente, porque não tem força ou mobilidade de fazê-los.

 

A má alimentação está diretamente relacionada às alterações das funções dos órgãos fonoarticulatórios (órgãos usados para a produção da fala) e por isso pode prejudicar a fala. Toda criança em idade pré-escolar deve passar por uma avaliação fonoaudiológica, pelo menos uma vez, para verificar se o processo de aquisição da fala está dentro do esperado para sua faixa etária.

 

Havendo algum atraso, serão investigadas as causas, realizados os encaminhamentos para outros profissionais, se necessário, e os pais e responsáveis serão orientados sobre como ajudar no desenvolvimento da fala da sua criança.

 

Fonte: FONOVITAE

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Desenvolvido por

Colégio Tema Novo © Copyright 2016