Colégio Tema Novo

Ansioso para falar, ele se atrapalha com as palavras

 

Prepare os ouvidos e a paciência. A partir de 1 ano de vida e, sobretudo, depois dos 2, seu filho vai virar papagaio. Aos 2 anos e meio, a cabecinha dele já processa 2 mil palavras!

Com tantos novos vocabulários para pronunciar, algumas crianças podem apresentar uma leve alteração no ritmo natural da fala, repetindo ou até bloqueando as sílabas de certas palavras. Senhores pais, não fiquem apreensivos imaginando que seja um princípio de gagueira.

Na maioria das vezes, é passageiro. A gagueira, propriamente dita, não pode ser diagnosticada antes dos 4 anos de idade. Maria Ângela Russo Martins, fonoaudióloga do Hospital Beneficência Portuguesa, explica que a disfluência acontece quando o desenvolvimento mental da criança está mais avançado que a evolução motora.

 

Mastigar é preciso

Alguns cuidados simples podem ajudar seu filho a superar mais depressa a disfluência verbal.

Ofereça alimentos em pedacinhos, porque, ao mastigar, a criança exercita o músculo da face. Em casa, procure proporcionar um ambiente de compreensão. Corrigir, repreender ou criticar sua fala só aumenta a ansiedade. A tensão emocional constante pode levar à gagueira no futuro. Se a criança tiver dificuldade para chegar ao fim de uma frase, nada de apressá-la ou completar o trecho que falta dizer. Quando ela se atrapalhar, olhe bem nos olhinhos dela e diga frases como “procure se acalmar” ou “posso esperar o tempo que for preciso para me contar o que quiser”.

Dirija-se à criança com calma, pausadamente, pronunciando bem as palavras. Os sintomas tendem a desaparecer por volta dos 4 anos.

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Colégio Tema Novo © Copyright 2021