Colégio Tema Novo

Jogos pedagˇgicos: a maneira gostosa de aprender na educašão infantil

         Os jogos tem regras e acabam se tornando atividades sociais e é importante que sejam utilizando como instrumentos de apoio, construindo elementos úteis no reforço de conteúdos. Eles podem ser utilizados em todas as áreas: português e alfabetização, matemática, ciências, história, enfim, muitos conteúdos pedagógicos podem ser reforçados através de jogos.

Abaixo, listamos algumas opções de jogos para crianças de 2 a 5 anos:

        Jogo da memória: pode ser utilizado com alimentos (frutas, verduras e legumes), cores e formas geométricas. Tem o objetivo de desenvolver raciocínio lógico, atenção, concentração, memorização e principalmente a capacidade de observação. 

        Quebra-cabeça: estimula a atenção, a concentração, e a capacidade de análise e síntese visual, a observação, a percepção e organização na visualização das formas das figuras, dos recortes e cores de cada peça. O adulto apresenta o jogo com poucas peças (o ideal são 4 peças para crianças de 2 anos), e vai aumentando gradativamente. Atualmente, existem os quebra-cabeça de madeira, que compõem a família, a fazenda, a cidade, os espaços englobam a silhueta das peças a serem encaixadas na base. Esse material é próprio para crianças menores de 4 anos, pois é confeccionado de um material forte. Assim, podem-se trabalhar também valores e virtudes.

     Dominó: assim como no jogo da memória, utilizam-se os alimentos, cores e formas geométricas. Para crianças a partir de 3 anos, podem-se incluir as letras e os números já aprendidos. É um jogo capaz de familiarizar as crianças com o conteúdo que está sendo trabalhado na aula, além de desenvolver a concentração.

     Em casa, os pais podem também brincar com os filhos. Esses jogos podem ser encontrados em todas as lojas de brinquedos ou em lojas especializadas em brinquedos pedagógicos. Além disso, para quem gosta, existe a possibilidade de confeccionar seu próprio jogo, transformando a brincadeira em um momento familiar.

   

    Fonte: Equipe de Comunicação Castelinho Alicerce

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Desenvolvido por

Colégio Tema Novo © Copyright 2016