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Petisco Superamigo

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Saiba como montar a lancheira ideal para a saúde do seu filho e do planeta também. Foi-se o tempo em que montar o lanche das crianças era uma tarefa simples. A crescente obesidade entre os pequenos e os problemas ambientais tem obrigado os pais a fazer tudo diferente. Com a ajuda da especialista Daniela Jobst, nutricionista funcional, de Mônica Borba, fundadora do Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental Cinco Elementos e de Tatiana Damberg, criadora do site Mixirica, elaboramos uma cartilha para o lanche ficar nota 10:

 

Você cuida bem do seu filho quando: 

- opta pelas versões integrais de pães e biscoitos (e evita os refinados);

- escolhe ingredientes frescos, mais saudáveis que os industrializados;

- varia sempre o alimento, para ajudar seu filho a provar sabores diferentes;

- disfarça os ingredientes de que ele não gosta para acostumar o paladar (por exemplo: se ele não gosta de maçã, bata-a com leite);

- faz um lanche colorido – as cores representam diferentes nutrientes;

- usa orgânicos – eles são livres de agentes químicos prejudiciais à saúde;

- apresenta os alimentos em formatos diferentes (como bolinhas de melão feitas com boleador, espeto de frutas) para levar a criança a comer aquilo que faz bem, mas de que ela não goste tanto.

 

E é camarada com o planeta quando:

- compra frutas da estação, respeitando sua sazonalidade. A produção artificial dos produtos requer o uso de agrotóxicos e agride a natureza;

- opta por orgânicos, que não poluem o meio ambiente;

- escolhe produtos com embalagens maiores em vez de comprar as opções individuais;

- acondiciona o lanche em embalagens reutilizáveis: potinhos de plástico para colocar as frutas e sanduíches;

- evita o uso de papel alumínio e filme plástico na hora de embalar os petiscos, o que reduz a produção automática de lixo;

- prefere toalha ou guardanapo de tecido. Os de papel, apesar de recicláveis, produzem lixo desnecessário;

- procura alimento “zero quilômetro” – aquele que não veio de longe, como o kiwi da Nova Zelândia. O transporte dos alimentos aumenta a emissão de CO2 na atmosfera.

 

Da teoria para a prática: como montar a lancheira

 

1) Opções de carboidratos:    

-Bisnaguinha integral

-Pão francês integral

-Biscoitos integrais

-Bolo de fruta    

 

2) Opções de proteínas:    

- Queijo branco

- Peito de peru

- Presunto magro

- Bebida láctea/iogurte

   

3) Opções de vitaminas:    

- Suco de frutas

- Água de coco

- Alface, tomate, cenoura

- Fruta/geleia de frutas

- Oleaginosas (nozes, castanha-do-pará, etc)

   

4) Para hidratar, além de água:    

- Chás caseiros (como erva cidreira, que é bem refrescante)  

 

Fonte: Revista Gol, número 95, fevereiro/2010

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