A música e a Educação Infantil
A educação musical visa desenvolver na criança:
1. AUDIÇÃO – a criança deve ser despertada desde o ensino musical a “ouvir” conscientemente. Ela deve ser constantemente estimulada no próprio ambiente escolar. Desta maneira, ela terá desenvolvido sua “sensibilidade auditiva” para conhecimento dos sons, melodias e ritmos diferentes;
2. MOTRICIDADE – partindo da emissão do som, procuramos harmonizar o gesto, os movimentos e a autoexpressão corporal e gestual;
3. AFETIVIDADE – trabalhar a sensibilidade através da melodia, desenvolvendo a maneira de encarar, entender e sentir a música;
4. INTELIGÊNCIA – relacionar os movimentos rítmicos ligados à melodia, expressão corporal e noção do tempo;
5. MEMÓRIA AUDITIVA – discriminar sons diferentes ou iguais e reconhecê-los;
6. ATENÇÃO
7. SOCIALIZAÇÃO – o hábito de participar de atividades em classe;
8. O HÁBITO DE CANTAR – isso vai trazer alegria ao ambiente e desenvolverá a memória auditiva e a atenção;
9. CRIATIVIDADE e ESPONTANEIDADE – através das canções que exijam expressões gestuais, corporais, mímica e dramatização;
10. RECREAÇÃO – através da recreação, a criança descobre sensações novas e agradáveis ou desagradáveis e pode-se dizer que ela toma consciência das suas possibilidades sensoriais e motoras.
Assim, a criança vai adquirindo o domínio motor e também certa confiança em suas reais possibilidades, base indispensável de sua autonomia e iniciativa, aumentando esse sentimento de valor próprio.
“A criança interessa-se com alegria por todos os exercícios nos quais seu corpo pode participar”
Dalcroze